O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoveu o VI Encontro de Administradores de Teresópolis no dia 4 de setembro, na Unifeso. O tema do evento foi “Aspectos Humanos da Empresa”, apresentado pelo presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira, com base na obra de Douglas McGregor sobre as Teorias X e Y.

O coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Instituição, Adm Jucimar Secchin, falou da importância de ter o CRA-RJ sempre por perto para reafirmar a força da categoria junto à sociedade.

“É muito bom ter esses encontros que abordam temas tão interessantes e é uma honra receber, pela quarta vez consecutiva, o Encad de Teresópolis. Esta é uma oportunidade de trocarmos experiências, aprendermos mais e ainda encontrar velhos amigos e matar a saudade”, disse Secchin.

Antes da abordagem do assunto, Adm. Wagner Siqueira mediu o grau de compreensão dos estudantes e profissionais presentes, a respeito do assunto, por meio de perguntas respondidas com o Power Vote. Juntamente com o aparelho de votação eletrônica, foi entregue um livreto contendo um questionário temático.

Durante a palestra, o presidente do CRA-RJ reafirmou que as Teorias X e Y não colocam nenhum valor de bom ou mal, certo ou errado aos comportamentos dentro das organizações, apenas quis mostrar que cada ação teria uma reação equivalente.

“Se as expectativas que o gerente coloca no subordinado forem baixas, o rendimento será baixo. Assim, o resultado ruim vai reforçar a visão negativa do gestor, que acarretará em pouca produtividade novamente. Mas se a expectativa for boa, os resultados serão melhores, como um efeito em cadeia.”, destacou o presidente.