A consultora de Comércio Exterior dos Correios, Cecília de Souza Gomes, ministrou a palestra “Exportar é fácil através dos Correios”, no auditório do CRA-RJ, no dia 28 de novembro, para apresentar como o microempresário pode agir para exportar de forma simples e barata.

Durante a palestra, a consultora explicou que o programa “Exporta fácil”, dos Correios, começou a funcionar no ano 2000 com o objetivo de proporcionar a exportação de produtos sem grandes complicações às pequenas empresas, alcançando novos mercados internacionais. Segundo a palestrante, o Governo Federal percebeu que poucas empresas estavam realizando a atividade e enxergou que precisava mudar esse cenário. Então, surgiu a parceria entre a Secretaria de Comércio Exterior, Banco Central e a Receita Federal, tornando possível a execução do projeto.

“As pequenas empresas também precisam alcançar o mercado internacional, mas é muito caro e complicado. Por isso, o Exporta Fácil é feito com preços acessíveis e a documentação necessária é composta por nota fiscal do produto, fatura invoice e o formulário de postagem”, explicou Cecília de Souza.

A palestrante ainda destacou que os interessados em compreender como funciona a exportação simplificada contam com a Consultoria de Comércio Exterior dos Correios.

“É importante que o Administrador saiba os procedimentos para exportação para que possa realizar um trabalho mais descomplicado. Ele pode ligar para nossa consultoria e agendar uma visita”, explicou Cecília de Souza.